Visitante número:

sexta-feira, 28 de março de 2014

quinta-feira, 27 de março de 2014

A enfermagem moderna: fundamentos, símbolos e juramento.

A Enfermagem é conhecida como a ciência que cuida ou, em um termo mais adequado, a arte de cuidar, onde a essência e especificidade são a assistência e o cuidado ao ser humano desde a concepção até depois da morte. Esse processo de cuidado acontece individualmente, na família ou em comunidade, de modo integral (em todos os níveis de assistência) e holístico (abrange o ser humano em sua totalidade considerando seu físico, crenças e angústias). Nossa profissão desenvolve de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, tendo todo embasamento científico, que é necessário, para tal. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na relação entre filosofia e tecnologia. Filosofia, pois ela trata do ser humano em sua forma mais frágil em um campo cheio de significado para a pessoa humana. Ciência e tecnologia, construindo uma lógica formal como responsável pelo saber fazer em enfermagem, ou seja, saber reconhecer sinais e sintomas e saber proceder de maneira técnica para alcançar o máximo de eficácia no cuidado (LIMA ,apud FIGUEIREDO 2003).

Tendo como base todo esse embasamento o conselho federal de enfermagem (COFEN), entidade máxima da enfermagem, publicou em 1999 a resolução COFEN-218/1999 que regulamenta os símbolos utilizados na enfermagem e o juramento que deve ser feito e respeitado por todo o profissional de enfermagem como forma de elucidar e conscientizar a missão do profissional e elevar os ideais da profissão.


Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem são os seguintes:

- Lâmpada: caminho, ambiente

- Cobra: magia, alquimia;
- Cobra + cruz: ciência;

- Seringa: técnica


- Cor verde: paz, tranqüilidade, cura, saúde
- Pedra Símbolo da Enfermagem: Esmeralda

- Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda

 Símbolo: lâmpada


Enfermeiro: lâmpada e cobra + cruz


Técnico e Auxiliar de Enfermagem: lâmpada e seringa

                
Segundo Paixão (1979) Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos levando uma lâmpada  para iluminar seus passos nos longos corredores e os pacientes  a quem prestava cuidados necessários. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, minimizava  a dor e solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada.  Daí o uso da tão famosa lâmpada na enfermagem.

Já o juramento dos profissionais de enfermagem traz a nossa consciência uma lição de ética, moral e compromisso com a profissão (COFEN-218/1999):

JURAMENTO:


“SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO:
DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; MANTER ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES”.


 Referências:


FIGUEIREDO, maria nebia de; Fundamentos, conceitos, situações e exercícios. Coleção prática de enfermagem 6 ed. editora difusão, Rio de Janeiro - RJ 2003


PAIXÃO, Waleska. Historia da Enfermagem, 5ª edição, revisada e aumentada. Livraria Julio C. Reis, 1979.


ENFERMAGEM, conselho federal;  COFEN-218/1999 disponível em: http://novo.portalcofen.gov.br/resoluo-cofen-2181999_4264.html