Visitante número:

quinta-feira, 10 de abril de 2014

A fumaça do cigarro provoca danos à saúde em questão de minutos após a inalação, diz pesquisa.

A fumaça do cigarro tem efeitos nocivos lógo após a primeira inalação segundo artigo publicado na revista científica Chemical Research in Toxicology. O estudo detalha pela primeira vez a forma como certas substâncias presentes no tabaco causam danos ao DNA humano, informou O Estado de S.Paulo (18/1/2011).
Há evidências de que substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro, chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (ou HPAs), seriam responsáveis pelo câncer de pulmão. O procedimento de pesquisa
consistiu em adicionar um HPA específico, o fenantreno, a cigarros e depois monitorar o progresso da substância nos organismos de 12 voluntários que fumaram esses cigarros.


Entre 15 e 30 minutos depois de os voluntários terminarem de fumar, os HPAs se transformaram em outra química cujo dano ao DNA foi relacionado ao câncer, segundo O Globo (17/1/2011). O efeito foi tão instantâneo que equivaleu à injeção da substância diretamente na corrente sanguínea.

Ou seja, toda a raça humana está sujeita ao câncer de pulmão graças aos fumantes.


Fonte: Revista RADIS Comunicação em saúde Nº 103 • Março de 2011 Revista da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário