Visitante número:

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

As fases do ciclo menstrual


Vídeo explicativo sobre ovulação

Todos os meses, o aparelho reprodutor feminino repete padrões regulares de eventos (seu ciclo ou ciclo menstrual) que são todos controlados por hormônios. O ciclo menstrual é definido como o período entre o primeiro dia de menstruação de uma mulher até o primeiro dia da sua menstruação seguinte.

As fases do ciclo menstrual


Pode parecer estranho, mas o ciclo mensal não necessariamente acontece uma vez por mês. O tempo médio de ciclo para a maioria das meninas é de 28 dias, mas seu ciclo pode durar de 21 a 35 dias e mesmo assim ser normal.
Se a mulher tiver um ciclo curto, é provável que fique menstruada mais do que uma vez por mês. No entanto, o ciclo durar mais, será considerado ciclo longo e a mulher terá menos menstruações no eríodo de um ano, e ainda existe aquelas mulheres que possuem ciclos irregulares, ou seja, tem cciclos curtos e longos ao longo do ano.

 Ciclo menstrual. O papel dos hormônios e tecidos envolvidos. Disponível no site www.drcarlos.med.br


A fase menstrual (menstruação)


A fase menstrual é o sangramento mensal da mulher, comumente chamado de menstruação. O dia um da fase menstrual é o primeiro dia da menstruação e é o primeiro dia do ciclo menstrual. O sangue menstrual (também conhecido como menstruação) descama da camada interna do útero (conhecida como endométrio). O sangue menstrual descama do útero através do cérvix e da vagina, saindo pela abertura vaginal. Esse fluido é de cor vermelho forte, rosa ou mesmo marrom. Uma menstruação normalmente dura de três a sete dias. A quantidade normal de fluxo menstrual para uma menstruação inteira é de aproximadamente 100 à 300ml.

A fase folicular

Durante essa fase, o hormônio estrógeno faz com que a camada interna do útero cresça ou se prolifere. Essa camada, chamada de endométrio, começa a se desenvolver para receber um embrião no caso de a mulher engravidar. O aumento de outro hormônio, chamado de hormônio folículo-estimulante (FSH), estimula o crescimento de folículos ovarianos. Cada folículo contém um óvulo. No final da fase folicular do ciclo menstrual, apenas um único folículo permanecerá ativo.

A camada interna do útero começa a ficar mais espessa em resposta a esse aumento de estrógeno. Os níveis de estrogênio aumentam vertiginosamente durante os dias antes da ovulação e atingem o seu máximo um dia antes da ovulação. Esse aumento de estrogênio resulta no aumento de mais outro hormônio: o hormônio luteinizante ou LH. A ovulação acontece porque esse aumento de LH faz com que o folículo se rompa e libere um óvulo.
A fase de ovulação

A ovulação é o que acontece quando um óvulo maduro é liberado pelo folículo ovariano na trompa de Falópio mais próxima, durante seu ciclo menstrual. Às vezes dois desses óvulos podem amadurecer em um mesmo mês.

O aumento do hormônio LH provoca a ovulação. O óvulo passa para o útero.
Se os ciclos menstruais forem regulares de 28 dias, a ovulação ocorre normalmente no dia 14. No entanto, a maioria das mulheres tem ciclos menstruais com durações diferentes. Em geral, a ovulação ocorre de 11 a 16 dias antes da menstruação seguinte.

A ovulação acontece quando um dos ovários libera um óvulo maduro. O óvulo sai do ovário e passa pela trompa de Falópio mais próxima, chegando até o útero. Enquanto o óvulo leva vários dias para passar pela trompa de Falópio, a camada interna do útero continua a ficar cada vez mais espessa.
Leva cerca de três ou quatro dias para o óvulo chegar até o útero. Se for para ocorrer a fertilização, isso deverá ocorrer dentro de 24 horas da ovulação, senão o óvulo irá se degenerar.
Após a ovulação, começa a fase lútea.

A fase lútea

Depois da ovulação, o folículo se torna uma estrutura produtora de hormônios chamada corpo lúteo. As células do corpo lúteo produzem estrogênio e grandes quantidades de progesterona, sendo que este último hormônio estimula o desenvolvimento da camada interna uterina em preparação para o óvulo fertilizado. Se você não engravida, o corpo lúteo se degenera cerca de duas semanas após a ovulação. Por causa disso, os níveis de progesterona caem e o desenvolvimento da camada interna para de ser estimulado. Isso faz com que a camada interna descame, iniciando um novo ciclo menstrual.

A perda do corpo lúteo pode ser prevenida por meio da fertilização do óvulo. Se a mulher ficar grávida durante sua menstruação, a fertilização irá ocorrer dentro de 24 horas da ovulação. Cerca de cinco dias após a fertilização, o óvulo fertilizado entra no seu útero e se integra à camada interna. Com a implantação, as células que posteriormente se transformarão na placenta começam a produzir o "hormônio da gravidez" ou gonadotrofina coriônica humana (ou beta-HCG). Esse hormônio interrompe o ciclo menstrual por meio do estímulo contínuo do corpo lúteo para produzir progesterona. Isso previne a perda da camada interna.

Durante essa fase do ciclo menstrual, se você engravida, o óvulo passa para o útero e implanta-se na camada interna. Se você não engravidar, a camada interna do útero descama e é eliminada pela abertura da vagina. E um novo ciclo menstrual é iniciado.

Fatos interessantes:

Ao longo de uma vida, a mulher libera cerca de 400 óvulos maduros.
O número de óvulos que ainda estão contidos nos ovários depende da idade.
Como um feto feminino de 20 semanas no útero da mãe, a muher tinha o maior número de óvulos que já teve, que era de aproximadamente sete milhões.
O organismo feminino libera a maior parte desses óvulos antes nascer.
Ao nascer, o número de óvulos no ovário diminui para dois milhões. Os ovários continuam a perder óvulos depois do nascimento até a puberdade.
Quando a mulher atinge a puberdade, tem entre 300.000 e 500.000 óvulos nos ovários.

Fontes: 

FEBRASGO federação brasileira de ginecologia e obstetrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário